
COVID-19: Orientações Gerais

Medidas simples, como as destacadas a seguir, precisam ser incorporadas à rotina das pessoas. Elas reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo a COVID-19. Estão entre as boas práticas:
1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
2. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
3. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
4. Deixar janelas abertas para ventilar bem os ambientes.
5. Evitar aglomerações, bem como cumprimentar com beijos e apertos de mão.
6. Ficar em casa quando estiver doente.
7. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, lavar bem as mãos após ou usar álcool 70% gel.
8.Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência (balcões, trinco de porta), com água e sabão, passar álcool 70% líquido, lembre-se o vírus permanece em objetos por longos períodos.
9. Dentro do possível, pratique isolamento social: saia de casa o menos possível, evite aglomerações, mantenha distancia entre pessoas (ideal de 2 metros).
10. Se tiver sintomas, respeite as orientações dos órgãos de saúde de seu estado ou município e pratique de forma responsável a quarentena.
11. Manter as crianças afastadas dos idosos. Crianças podem carregar os vírus sem apresentarem sintomas e, dessa forma, podem contaminar os idosos que fazem parte do grupo de risco para desenvolver a doença na forma grave.